Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sábado, maio 05, 2012

Humus

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um romance cronológico que remete o nosso pensamento para o dualismo da existência: vida e morte.

Aqui fica um pequeno excerto:

«Oh como a vida peza, como este unico minuto com a morte pela eternidade peza! Como a vida esplendida é aborrecida e inutil! Não se passa nada! não se passa nada e eu sinto aqui ao lado outra vida que me mete medo e que não quero vêr. Essa vida talvez seja a minha verdadeira vida. Mas o peor é que eu percebo que, se se apodera de mim, não posso mais viver. Agarro-me com desespero ao habito e ás palavras. Tu não existes! tu não existes! O que existe é isto com que lido todos os dias, as palavras que digo todos os dias, os sêres com quem falo todos os dias.--E tu rodeias-me, tu reclamas-me e queres viver comigo para todo o sempre. Não te posso vêr!...»

Excerto do livro Humus de Raúl Brandão, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 39 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: