Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sexta-feira, junho 14, 2013

O Primo Bazilio

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra de um autor já nosso conhecido.

Aqui fica um pequeno excerto:

"Tinham passado tres annos quando conheceu Jorge. Ao principio não lhe agradou. Não gostava dos homens barbados: depois percebeu que era a primeira barba, fina, rente, muito macia de certo; começou a admirar os seus olhos, a sua frescura. E sem o amar, sentia ao pé d'elle como uma fraqueza, uma dependencia e uma quebreira, uma vontade d'adormecer encostada ao seu hombro, e de ficar assim muitos annos, confortavel, sem receio de nada. Que sensação quando elle lhe disse: Vamos casar, hein! Viu de repente o rosto barbado, com os olhos muito luzidios, sobre o mesmo travesseiro, ao pé do seu! Fez-se escarlate. Jorge tinha-lhe tomado a mão: ella sentia o calor d'aquella palma larga penetral-a, tomar posse d'ella: disse que _sim_, ficou como idiota, e sentia debaixo do vestido de merino dilatarem-se dôcemente os seus seios. Estava noiva, emfim! Que alegria, que descanço para a mamã!"

Excerto da obra O Primo Bazilio de José Maria Eça de Queirós, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 49 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.