Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Glossário

Penso fazer sentido a criação de um Glossário do DP. Há palavras muito próprias utilizadas no DP, que podem ser de difícil compreensão para quem só agora toma contacto com o Projecto. Assim este será um post sempre em actualização, assim que necessário.

Distributed Proofreaders (DP) -- Projecto de revisão de obras, pelo método de comparação entre a imagem de uma página e o OCR dela resultante. URL: http://www.pgdp.net

DP -- Ver Distributed Proofreaders

Edição -- Correcção de erros gramaticais e ortográficos existentes no texto, de acordo com as regras gramaticais vigentes. Não é o que se pretende com o DP. Diferente de formatação e revisão.

Formatação -- Comparação de imagem e de texto de OCR, verificando se existem diferenças quanto ao formato de ambas. O objectivo é aproximar o formato do texto (verso, peça de teatro, espaçamento entre parágrafos...) de ambas (rondas F1 e F2). Diferente de edição e revisão.

Grupos
-- No sítio do DP chamam-se "Teams". São equipas que competem em número de páginas. O volume de páginas corresponde ao total de páginas revistas por todos os membros desse grupo. Todos os grupos têm um fórum de discussão próprio. Existem vários grupos em língua portuguesa. Ex: Portuguese, Brasil, ISTeam...

Notificação -- Mensagem enviada a todos os voluntários a anunciar a entrada de uma nova obra no DP.

Obras
-- Livros

OCR -- Reconhecimento Óptico de Caracteres. Percepção que o computador faz do texto existente numa imagem.

Participante
-- Revisor esporádico de obras em língua portuguesa, inscrito no DP, mas que não recebe uma notificação cada vez que uma nova obra entra em processamento.

PG -- Ver Projecto Gutenberg.

Pós-processamento -- Junção de todas as páginas para criar um e-book final, antes de ser inserido no sítio do PG.

Processamento -- Nome atribuído ao conjunto das 5 rondas (P1, P2, P3, F1 e F2).

Projecto Gutenberg (PG) -- Projecto que engloba livros online em várias línguas, para distribuição gratuita. URL: http://www.gutenberg.org

Projecto Gutenberg PT -- Sítio do PG traduzido para língua portuguesa pelo grupo de trabalho de Ricardo F. Diogo. URL: http://www.gutenberg.org/pt

R* -- Utiliza-se para designar o trabalho desenvolvido antes da existência de 4 rondas (actualmente 5). Até Junho de 2005 existiam apenas 2 rondas. Passaram então a existir 3 rondas, mais uma do que até então (duas de revisão e uma de formatação). Este símbolo passou a representar a soma em termos quantitativos do número de páginas das duas rondas revisão.

Revisão -- Comparação de imagem e de texto de OCR, verificando se existem diferenças quanto à grafia de ambas. O objectivo é igualar mesmo que as palavras da imagem já não existam (rondas P1, P2 e P3). Diferente de edição e formatação.

Rondas
-- Fases pelas quais o livro passa até ficar concluído. Existem 3 rondas de revisão (P1, P2 e P3), 2 de formatação (F1 e F2) e 2 de pós-processamento (PP e PPV).

Smoothreading (SR) -- Revisão livre da obra integral. Não substitui o pós-processamento, mas funciona como uma "segunda opinião". Esta ronda especial está aberta a todos.

Voluntário
-- Pessoa que faz revisão de obras em língua portuguesa, inscrito no DP, que recebe uma notificação cada vez que uma nova obra entra em processamento.

Boas revisões.

Etiquetas: