Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sábado, março 25, 2006

Dúvidas ao rever um livro

É possível que ao longo das rondas surjam dúvidas que não são esclarecidas pelas regras de revisão nem pelas regras de formatação do Distributed Proofreaders.

Aí pode optar por 3 hipóteses:

1. Contactar o gestor do projecto respectivo
Para obter uma resposta do gestor do projecto respectivo envie-lhe uma PM (Private Message) endereçada. Na lista de livros, na coluna de "Project Manager", surge o nome de utilizador do gestor a quem deve endereçar a mensagem para aquele livro em específico. Para enviar a PM, clique na ligação "My inbox" situada no topo do ecrã da página principal (e não da interface de revisão). Uma vez clicando surge um botão do lado esquerdo: "new post". Para escrever a sua mensagem, clique nesse botão. Coloque o nome do gestor de projecto na 1ª caixa, o título na 2ª e a sua mensagem na 3ª. Deverá receber uma resposta pouco tempo depois.

2. Deixar a dúvida no fórum do livro
Para obter uma resposta colectiva (não necessariamente do gestor de projecto) coloque a sua dúvida no fórum do próprio livro. Na página da ficha do projecto (a página que surge entre a página principal e a interface de revisão) clique na ligação em frente a "forum", e coloque a questão a outros voluntários. Ao colocar a questão colectivamente poderá encontrar outros voluntários que tenham tido a mesma dúvida e assim existe uma cooperação entre todos.

3. Colocar uma indicação na própria página de revisão
Se achar que se trata apenas de uma dúvida de menor importância (como por exemplo: acentuação de uma palavra, na forma como está escrita, um carácter que não esteja perceptível...), por favor deixe uma nota na própria página de revisão. Obterá uma resposta apenas no final da revisão do livro (após ter passado todas as rondas).

Deixe uma mensagem de acordo com a ronda em que se encontra e escreva a sua dúvida (explique-a... não coloque apenas um asterisco), deste género:

[**P1: "escreva aqui a sua dúvida/questão"]

Este exemplo é indicado para um voluntário que esteja a trabalhar uma página na primeira ronda de revisão. Caso não esteja nesta ronda e tenha uma dúvida, substitua P1 pela ronda onde se encontra (P2, P3, F1 ou F2).

Não apague as dúvidas/questões anteriores, mesmo que tenha corrigido ou mesmo que saiba a resposta. Se souber a resposta apresente-a em frente à dúvida colocada, identificando a sua ronda. Será o Pós-processador a dar a resposta a estas dúvidas (por vezes só com a ideia do conjunto todo da obra se pode responder em conformidade).

Boas revisões.

Etiquetas: