Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, setembro 07, 2006

Hífenes

A revisão dos hífenes tem suscitado algumas dúvidas junto dos revisores das obras de língua portuguesa. Tendo como base as regras de revisão do Distributed Proofreaders, aproveito este espaço para esclarecer melhor essas mesmas dúvidas.

1. Hifenização no final da Linha

Sempre que uma palavra fique quebrada (ou seja, dividida entre duas linhas) por falta de espaço na linha, essa palavra deve ficar inteira na linha superior, eliminando o hífen.

Exemplo:

O texto segue normalmente até a pala-
vra ficar quebrada.


Deve ficar:

O texto segue normalmente até a palavra
ficar quebrada.


Ver aqui.


2. Hifenização no final da Página

Sempre que uma palavra fique quebrada (ou seja, dividida entre duas linhas) por falta de espaço na página, deve deixá-la quebrada, indicando a quebra com um asterisco. No pós-processamento da obra, será feita a junção das páginas e das palavras.

Exemplo:

Página 1. O texto segue normalmente até a pala-
Pagina 2. vra ficar quebrada.

Deve ficar:

Página 1. O texto segue normalmente até a pala-*
Página 2. *vra ficar quebrada.

Ver aqui.

3. Traços longos e travessões

Os traços longos (ligeiramente maiores que hífenes) e os travessões são representados graficamente na revisão por dois hífenes, ou seja "--".

Sempre que exista um traço longo no final da linha, este deve ter o mesmo tratamento que o hífen ou seja, a palavra que estiver na linha seguinte deve passar para cima.

Sempre que exista um traço longo no início da linha deve verificar se é um travessão. Se for, deve deixá-lo no início da linha, não deixando espaço entre o "--" e a palavra seguinte. Se não for, deve passá-lo para a linha de cima, assim como a palavra seguinte.

Ver aqui.

Boas revisões.

Etiquetas: