Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Mais "elogios" a Rattazzi

À semelhança da edição de palavras menos elogiosas que Camilo Castelo Branco remeteu a Maria Studolmire Wyse Rattazzi na sua obra A senhora Rattazzi (já disponível no Projecto Gutenberg), surge agora uma nova obra a criticar a escritora de literatura de viagens por um outro autor.

Vejamos umas frases:

"Antes de passarmos adiante contemos um disparate que não deixa de ter graça. A paginas, não sei quantas, escrevendo a princeza que nós não fazemos uso de fogões para aquecer as casas, diz pouco mais ou menos o seguinte:--«De resto, se fizessem uso d'elles, não se haviam de vêr em pequenos embaraços para arranjar o combustivel, a não ser que deitassem a mobilia ao fogo. A lenha é absolutamente desconhecida em Portugal, e custa cada kilo... tres mil réis!»

--Oh! princeza, se vossa alteza quando esteve em Lisboa pagou a lenha por aquelle preço, devo dizer-lhe duas coisas:--a primeira, é que o seu livro passa a ser um favo do Hymeto, a segunda... é que foi roubada!"

Excerto da obra A princeza na berlinda de Urbano de Castro, agora disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista pelos voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: