Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quarta-feira, setembro 02, 2009

Entre Idiomas: Nova secção no P-a-P

O Página a Página identificou a necessidade de evidenciar obras cujo exemplar esteja escrito em mais do que uma língua. Neste sentido, foi criada a secção “Entre Idiomas”, que passará a incluir obras em que a língua portuguesa é a principal mas não a única.

Atendendo ao facto de que esta premissa é demasiado abrangente, são fornecidas mais algumas indicações para a admissão de obras nesta secção. Assim, são abrangidas:

  • Obras cujo título se encontra em língua portuguesa, sendo o conteúdo composto por mais do que um idioma;
  • Situações em que pelo menos metade da obra se encontre escrita em língua portuguesa (situação comum no caso de obras científicas, poesia a duas línguas, dicionários de línguas...);
  • Obras identificadas no Distributed Proofreaders com o idioma “Portuguese with...”;
Não são abrangidas por esta secção:

  • Obras que apenas contenham citações ocasionais em outros idiomas que não o português;
  • Obras que apenas contenham anexos/apêndices em línguas estrangeiras, incluídos como complemento do livro, mas que não fazem parte do corpo principal do mesmo;
  • Obras identificadas no Distributed Proofreaders com o idioma “... with Portuguese”.
Informações adicionais:

Este tipo de obras tem, nas três primeiras rondas do DP, filas de espera específicas e diferentes das das obras em língua portuguesa (ex: LOTE with... ). Por esse motivo, o PM pode ter uma obra destas por ronda, independentemente de já ter outras obras nessa mesma ronda. Não deve, no entanto, ter mais do que uma deste tipo por ronda.

É importante ter em consideração de que estas obras não são visíveis se o filtro estiver activo apenas com a opção “Portuguese”, o que diminui substancialmente a sua visibilidade. Para as ver, terá de ajustar o filtro de cada ronda, acrescentando opções de “Portuguese with...” caso existam, ou alternativamente consultar o Página a Página, para uma visão mais global.

As páginas trabalhadas nestes livros serão incluídas nas estatísticas de obras em língua portuguesa apresentadas todos os meses.

Boas iniciativas.

Etiquetas: