Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sexta-feira, março 20, 2009

Bases para a unificação da ortografia

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) pretende criar alguma ordem na ortografia portuguesa que, em 1911, era pouco normalizada e estruturada.

Eis um excerto:

«Conformando-se com o parecer da secção permanente do Conselho Superior de Instrução Pública:

Manda, pelo Ministro do Interior, que seja nomeada uma comissão, composta de D. Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Aniceto dos Reis Gonçalves Víana, António Cândido de Figueiredo, Francisco Adolfo Coelho e José Leite de Vasconcelos, encarregada de fixar as bases da ortografia que deve ser adoptada nas escolas e nos documentos e publicações oficiais, e bem assim de organizar uma lista ou vocabulário das palavras que possam oferecer qualquer dificuldade quanto à maneira como devem ser escritas.»


Excerto da obra Bases para a unificação da ortografia que deve ser adoptada nas escolas e publicações oficiais de autor desconhecido, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 12 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

quinta-feira, março 19, 2009

O Renegado

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra poética do século XIX.

Eis um excerto:

«Velho, escuta, esta voz.--Eu não sei perdoar:
frio como um Destino eu heide-te açoutar
até te ver em sangue os lombos aviltados!
No estrume arrastarei teus louros profanados,
que jazerão no esterco infame das viellas,
onde vagam á lua os ébrios e as cadellas.
Marcarei para exemplo, ao mundo o renegado
que depois de haver rido, haver calumniado
uma Esposa, uma Mãe, um Lar, uma rainha,
--no que ella de mais puro e mais sagrado tinha!--
n'isso que doe cruel, que mais o peito enluta,
depois de lhe chamar a _grande prostituta_
nada achou mais abjecto, e nada achou mais baixo
que ser do filho-rei o humillimo capaxo,
nada achou mais servil, para apagar a offensa,
do que vender a penna e perseguir a Imprensa!»


Excerto do poema V da obra O Renegado a António Rodrigues Sampaio de António Duarte Gomes Leal, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 15 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

quarta-feira, março 18, 2009

Inscripções portuguezas

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra que nos explica algumas das inscrições existentes em diversos monumentos nacionais.

Eis um excerto de uma verdadeira aula de história:

«Esta inscripção, que parece ter sido feita depois de concluida a Torre, e que é de singular importancia por fixar precisamente a construcção ou a reconstrucção do castello por D. Diniz, tem-se conservado desapercebida, talvez pela altura em que está e por se confundir, á primeira vista, com as escabrosidades da pedra.

Áparte o facto dos nossos archeologos, ou dos que se dizem taes, mais se dedicarem, geralmente, á exploração das mais banaes inscripções de cippos romanos do que á colheita das que podem illustrar a historia patria.»


Excerto da obra Inscripções portuguezas de Luciano Cordeiro, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 22 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

terça-feira, março 17, 2009

Da Terra à Lua

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra que nos narra o sonho de um personagem que pretende enviar um projéctil para a Lua. Este sonho transforma-se numa aventura que nunca esquecerá.

Eis um excerto:

"«Sabeis todos, disse, que progressos se tem feito em balistica de alguns annos a esta parte, e a que ponto de perfeição teriam chegado as armas de fogo se a guerra tivesse continuado. Tambem não ignoraes que póde affirmar-se, em geral, que a força de resistencia do canhão e a potencia expansiva da polvora não tem limitação. Pois bem! Partindo d'este principio, perguntei a mim proprio, se usando de um instrumento adequado, collocado em condições determinadas de resistencia, seria possivel enviar uma bala até a Lua!»

Ao ouvir a assembléa estas palavras, exhalou-se a um tempo, de mil peitos arquejantes, uma exclamação de profundo pasmo; houve depois uma pausa silenciosa, similhante á profunda calmaria que precede as tempestades."


Excerto da obra Da Terra à Lua de Júlio Verne, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 26 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

quinta-feira, março 12, 2009

Scenas da Foz

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é mais uma obra de Camilo Castelo Branco, da qual aqui fica um excerto escrito pelo editor:

«Li, como editor, e reli, como critico, as SCENAS DA FOZ do snr. João Junior. Declaro que encontrei uma serie de scenas, que tanto podiam ser de S. João da Foz como de Freixo-de-Espada-á-Cinta. Entretanto, os quadros comicos são desenhados com um pouco mais sal que um artigo de fundo. Os episodios funebres estão escriptos em estylo de cavallo de carruagem, como dizia Voltaire.

Outro sim declaro, que não vi neste livro doutrina, palavra, phrase, ou virgula, que destoe dos maus costumes da época em que é escripta. Como cousa offerecida á humanidade, a offerenda é digna da deusa e do sacerdote.»


Excerto da obra Scenas da Foz de Camilo Castelo Branco, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 25 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

domingo, março 01, 2009

Estatísticas de Fevereiro (2009)

Estas são as estatísticas referentes ao mês de Fevereiro. Os números apresentados dizem respeito apenas aos livros em língua portuguesa, disponíveis no sítio do Distributed Proofreaders.

Neste mês 19 revisores fizeram pelo menos uma página de um de 29 livros (5 dos quais estão já disponíveis gratuitamente no sítio do Projecto Gutenberg). Temos actualmente 245 voluntários e 493 participantes esporádicos.

O quadro seguinte apresenta o número de páginas por semana (dias) em cada uma das rondas:



P1 P2 P3 F1 F2 Total
1
23
36
11
4
15
89
2 a 8
174
147
181
98
65
665
9 a 15
264
167
320
184
91
1026
16 a 22
168
64
148
82
175
637
23 a 28
85
206
14
241
177
723
Total 714
620
675
609
523
3140
%
22,74
19,75
21,46
19,39
16,66
100

Continuação de boas revisões.

Etiquetas:

Desafio Mensal de Março

Para que conquistar o objectivo anual das 60000 páginas, não pareça algo tão distante, serão criados 12 desafios (um por mês).

Ao contrário do mês de Janeiro, o desafio de Fevereiro não foi superado: rever 1000 páginas em cada ronda [ 5000 páginas ].

  • P1: 714 ( - 286 pp. do que o previsto)
  • P2: 620 ( - 380 pp. do que o previsto)
  • P3: 674 ( - 326 pp. do que o previsto)
  • F1: 609 ( - 391 pp. do que o previsto)
  • F2: 523 ( - 477 pp. do que o previsto)
Foram trabalhadas menos 1846 páginas do que o previsto.

Vários factores contribuíram para este resultado, sendo a inacessibilidade ao DP (durante cerca de dois dias) e o número reduzido de voluntários, os principais.

Rever 1040 páginas em qualquer ronda (totalizando 5200 páginas) a cada seis, é a proposta de desafio para Março. O estado do desafio mensal pode ser verificado no topo do Página a Página e na página wiki: Desafios Mensais.

Vamos recuperar em Março?

Bons desafios.

Etiquetas: