Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Apelo à liberdade em livro

Quase a chegar às 80 obras em língua portuguesa, adicionamos uma obra de apelo à liberdade à colecção do sítio do Projecto Gutenberg. Embora não sendo um livro de poesia, esta obra inclui nas suas páginas--entre outros--o seguinte soneto:

"Com o tempo o prado secco reverdece,
    Com o tempo cahe a folha ao bosque umbroso,
    Com o tempo pára o rio caudaloso,
    Com o tempo o campo pobre se enriquece.

Com o tempo hum louro morre, outro florece,
    Com o tempo hum he sereno, outro invernoso,
    Com o tempo foge o mal duro e penoso,
    Com o tempo torna o bem já quando esquece.

Com o tempo faz mudança a sorte avara,
    Com o tempo se aniquilla hum grande Estado,
    Com o tempo torna a ser mais eminente.

Com o tempo tudo corre, tudo pára,
    Mas só aquelle tempo que he passado,
    Com o tempo se não faz tempo presente."

Excerto da obra Viamos e não veremos : alegoria moral, acompanhada de outras diversas maximas relativas a nossa liberdade constitucional de autor desconhecido, agora disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista pelos voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Etiquetas:

domingo, fevereiro 25, 2007

Celebração dos 10000 livros do DP

Para efeitos de celebração dos 10000 livros revistos no Distributed Proofreaders publicados no sítio do Projecto Gutenberg, todas as línguas do projecto vão contribuir com pelo menos uma obra significativa.

A escolha da obra de língua portuguesa recaiu sobre o segundo volume da obra Como Atravessei Àfrica de Serpa Pinto. Esta obra está na fase final de pós-processamento, e deve integrar esta colecção especial até ao final do mês.

Agradeço desde já a todos os voluntários que de alguma forma contribuíram para a conclusão desta obra.

Boas revisões.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Letra C para revisão em P1

A última parte referente à letra C da obra Novo dicionário da língua portuguesa de Cândido de Figueiredo, ficou agora disponível para revisão na ronda P1 do sítio do Distributed Proofreaders.

Relembramos que esta obra está integrada no Projecto Dicionário (um projecto de 2000 páginas), idealizado pelo Projecto Natura da Universidade do Minho (UM).

Boas revisões.

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Cibercultura: A galáxia Gutenberg

O Projecto Gutenberg foi mais uma vez notícia num artigo do suplemento 6ª do Diário de Notícias de dia 2 de Fevereiro de 2007.

(clique na imagem para a aumentar)

Estamos a ficar conhecidos.

Boas leituras.

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Viagem por terras de África

Está a partir de hoje disponível o primeiro volume de uma obra relativa à exploração do continente africano no século XIX pelo explorador e administrador colonial português: Serpa Pinto.

Neste volume encontram-se descrições da flora, fauna e tribos africanas, que serviram de base de estudos mais aprofundados, bem como peripécias e privações próprias da aventura, como esta que vos apresento:

"A este respeito vou narrar um facto que se deu na libata, comigo. Um dia, um cirurgião Biheno appareceu ali trazendo um remedio que era preservativo contra as balas, áquelle que o tomasse.

Isto é crença geral entre Bihenos, e muitos ha que gastam tudo o que t[~e]m para adquirirem aquelle abençoado remedio, que os torna mais invulneraveis do que Achilles, porque nem mesmo lhes deixa a possibilidade de receberem a morte por um calcanhar.

[...]

O cirurgião Biheno trazia uma panellinha de meio litro cheia do precioso preservativo, e apregoava que aquelle que o tomasse seria depois tão invulneravel como o era a panella que continha o lìquido, panella a que tôdo o mundo, no seu dizer, tinha atirado sem que as balas lhe fizessem o menor damno. Quiz elle dar ao pùblico uma prova irrefutavel, e desafiou-me de atirar á panella; tendo previamente o cuidado de me marcar a distancia (uns 80 passos) a que elle julgava ser impossivel acertar em tão pequeno alvo.

Tomei a carabina, atirei, e fiz a panella em cacos, derramando-se o precioso licor.

Nunca vi applaudir mais phrenèticamente alguem, do que eu fui applaudido então pêlo gentio entusiasmado.

O pobre cirurgião foi completamente corrido no meio de geral assuada.

Este pobre homem foi ali buscar o seu descrèdito."



Excerto do primeiro volume da obra Como atravessei Àfrica de Serpa Pinto, agora disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista pelos voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Devido ao carácter especial desta obra, seja pela importância histórica ou pela quantidade de figuras e mapas existentes na obra, foi criado um ficheiro HTML para além do habitual ficheiro em ISO-8859-1.

Boas leituras.

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Estatísticas de Janeiro (2007)

Estas são as estatísticas referentes ao mês de Janeiro. Os números apresentados dizem respeito apenas aos livros em língua portuguesa, disponíveis no sítio do Distributed Proofreaders.

Neste mês 37 revisores fizeram pelo menos uma página de um de 33 livros (1 dos quais está já disponível gratuitamente no sítio do Projecto Gutenberg). Temos actualmente 155 voluntários e 307 participantes esporádicos.

O quadro seguinte apresenta o número de páginas por semana (dias) em cada uma das rondas:



P1 P2 P3 F1 F2 Total
1 a 7
352
199
357
404
20
1332
8 a 14
230
401
471
27
37
1166
15 a 21
242
748
142
215
94
1441
22 a 28 265
279
359
330
160
1393
29 a 31
194
162
83
97
22
558
Total 1283
1789
1412
1073
333
5890


Este foi o melhor mês de sempre...
Obrigada a todos.

Continuação de boas revisões.

Etiquetas: