Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, agosto 28, 2008

Conclusão da letra K

Terminámos hoje a revisão final da letra K do Projecto Dicionário (revisto também no Distributed Proofreaders).

A revisão final da referida letra está inteiramente disponível para consulta através do sítio do Dicionário Aberto. A Letra K, composta por 28 palavras, compreende as palavras em língua portuguesa entre k e kúnzea.

As onze primeiras letras do Dicionário totalizam agora 70302 palavras.

A revisão final da letra L será iniciada amanhã.

Relembro que esta obra de dois volumes (Novo dicionário da língua portuguesa de Cândido Figueiredo), só poderá ser adicionada à colecção do Projecto Gutenberg depois de revista na sua totalidade.

Boas consultas.

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 27, 2008

Fim da letra J

Terminámos hoje a revisão final da letra J do Projecto Dicionário (revisto também no Distributed Proofreaders). Esta é a letra com menos palavras, sendo facilmente ultrapassada pela letra seguinte (K).

A revisão final da décima letra está inteiramente disponível para consulta através do sítio do Dicionário Aberto. A Letra J, composta por 1032 palavras, compreende as palavras em língua portuguesa entre j e juxtaposição.

As dez primeiras letras do Dicionário totalizam agora 70274 palavras.

A revisão final da letra K será iniciada amanhã.

Relembro que esta obra de dois volumes (Novo dicionário da língua portuguesa de Cândido Figueiredo), só poderá ser adicionada à colecção do Projecto Gutenberg depois de revista na sua totalidade.

Boas consultas.

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 21, 2008

Nova Sapho

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma tragédia.
Eis um pequeno excerto:

«De longe em longe, combinava com Violet e iam as duas pernoitar com moços de acaso.

Percebia que as relações naturaes lhe acalmavam os nervos.

Então, deixava-se abordar pelo mais novo dos presentes ás sucias da noite.

Guardava silencio sobre o nome. Preferia mesmo entregar-se a viajantes, que ao outro dia perdesse na confusão de Londres.

E sahia, enjoada, com odio ao sexo, exasperada daquellas horas batalhadas com extranhos, duma luxuria que lhe era necessidade e tormento.

--Usei hoje o meu amargo, dizia para Violet.

O amargo era o commercio sensual com o homem, que tinha como remedio.»


Excerto da obra Nova Sapho do Visconde de Villa-Moura, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 22 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

terça-feira, agosto 19, 2008

Conclusão do primeiro volume do Dicionário

Terminámos hoje a revisão final do primeiro volume (de dois) do Projecto Dicionário, com a conclusão da letra I, e respectiva disponibilização no sítio do Dicionário Aberto.

Até ao momento revimos 69242 entradas, que correspondem às nove primeiras letras do alfabeto.

Relembro que a publicação desta obra no Projecto Gutenberg só será possível quando concluirmos a revisão dos dois volumes.

Estamos todos de parabéns.

Boas consultas.

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 18, 2008

Alguns homens do meu tempo

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra de opinião, relativamente aos escritores contemporâneos da autora.

Eis a introdução/dedicatória da autora:

«Muitos dos _estudos_ incompletissimos, que compõem este livro, foram escriptos á sombra chilreada e fresca das arvores da tua senhorial Portella--na companhia grata, carinhosa, dos dois hospitaleiros donos d'essa vivenda pittoresca e lindissima.

Quantas vezes ahi tenho chegado empallidecida, extenuada, doente e triste, e quantas vezes de lá tenho voltado mais vigorosa na alma e no corpo, trazendo no coração, como um balsamo e como um viatico, a imagem d'essa nobre vida de caridade e de abnegação, que partilhas com o companheiro do teu destino, e em que ambos são um suggestivo exemplo e uma excepção inspiradora...

Se outro valor não tivesse para ti este pobre livro, que tu amas porque é meu, bem o sei,--teria o valor de ter sido quasi todo escripto ao pé das grandes arvores que deram sombra aos jogos da tua infancia, e que tu decerto desejarias que emballassem, com a musica harmoniosa e calmante das suas ramagens murmuras, com o gorgeio alegre dos seus ninhos primaverís, o supremo somno que dormirás mais tarde, na serena beatitude das consciencias boas!...»


Excerto da obra Alguns homens do meu tempo de Maria Amália Vaz de Carvalho, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 21 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 07, 2008

Introdução ao DP

Se ainda não se inscreveu no sítio do Distributed Proofreaders, este vídeo pode dar uma ajuda na introdução ao projecto.


Este vídeo explica como se pode inscrever e de que forma pode encontrar as obras em língua portuguesa para trabalhar. A obra seleccionada na demonstração é uma das mais difíceis, um dicionário de dois volumes, mas a forma de funcionamento do DP aplica-se também às restantes obras.

Este vídeo poderá ser também acedido através da barra lateral do Página a Página. Aproveito para agradecer ao Alberto pela iniciativa.

Boas demonstrações.

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 01, 2008

Estatísticas de Julho (2008)

Estas são as estatísticas referentes ao mês de Julho. Os números apresentados dizem respeito apenas aos livros em língua portuguesa, disponíveis no sítio do Distributed Proofreaders.

Neste mês 23 revisores fizeram pelo menos uma página de um de 35 livros (5 dos quais estão já disponíveis gratuitamente no sítio do Projecto Gutenberg). Temos actualmente 224 voluntários e 458 participantes esporádicos.

O quadro seguinte apresenta o número de páginas por semana (dias) em cada uma das rondas:



P1 P2 P3 F1 F2 Total
1 a 6
208
31
220
51
274
784
7 a 13
223
66
138
31
29
487
14 a 20
245
119
107
23
68
562
21 a 27
273
200
129
155
193
950
28 a 31
57
96
290
346
201
990
Total 1006
512
884
606
765
3773
%
26,66
13,57
23,43
16,06
20,28
100

Continuação de boas revisões.

Etiquetas: