Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

domingo, dezembro 28, 2008

A correspondência de Fradique Mendes

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra de reúne um conjunto de cartas e considerações de Fradique Mendes trocadas com diversas personalidades da época.

Aqui fica um excerto:

«O ministro, homem de poesia, e de eloquencia, interessára-se francamente por aquella mumia d'um «collega», e jurára logo poupar-lhe o opprobrio de ser tarifada como peixe salgado. S. exc.^a tinha mesmo ajuntado:--«Não, senhor! não, senhor! Ha de entrar livremente, com todas as honras devidas a um classico!» E logo de manhã Pentaour deixaria a Alfandega, de tipoia!

Fradique riu d'aquella designação de _classico_ dada a um hierogrammata do tempo de Ramèzes--e Vidigal, triumphante, abancando ao piano, entoou com ardor a _Grã-Duqueza_. Então eu, tomado estranhamente, sem razão, por um sentimento de inferioridade e de melancolia, estendi a mão para o chapéo. Fradique não me reteve; mas os dois passos com que me acompanhou no corredor, o seu sorriso e o seu _shake-hands_, foram perfeitos. Apenas na rua, desabafei:--«Que pedante!»»


Excerto da obra A correspondência de Fradique Mendes de Eça de Queirós, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 21 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

quarta-feira, dezembro 24, 2008

Flores do Campo

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra de poesia.

Aqui fica um excerto:

«Ouviste-me não sei quê
Trincolejar n'algibeira,
Acudiste mui lampeira,
Que me amavas. Já se vê.

Tens amado mais de mil,
Não era agora o primeiro.
Mas pensas que era dinheiro?
É a pedra e o fuzil.»


Excerto da obra Flores do Campo de João de Deus, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 33 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

terça-feira, dezembro 23, 2008

Letra N celebra o Natal

Terminámos hoje a revisão final da letra N, em curso durante o mês de Dezembro, do Projecto Dicionário (revisto também no Distributed Proofreaders).

A revisão final da referida letra está inteiramente disponível para consulta através do sítio do Dicionário Aberto. A Letra N, composta por 2202 palavras, compreende as palavras em língua portuguesa entre n e nystagmo.

As catorze primeiras letras do Dicionário totalizam agora 84957 palavras.

A revisão final da letra O será iniciada amanhã.

Relembro que esta obra de dois volumes (Novo dicionário da língua portuguesa de Cândido Figueiredo), só poderá ser adicionada à colecção do Projecto Gutenberg depois de revista na sua totalidade.

E aqui fica a celebração (em forma de árvore festiva):


natal

adj.
Relativo a nascimento.
Onde se deu o nascimento: terra natal.

M.
O dia do nascimento
Dia do anniversário de um nascimento.
Dia, em que se festeja o nascimento de Christo.
(Lat. natalis)


Boas consultas.

Etiquetas:

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Agulha em Palheiro

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é simultaneamente o 30º livro de Camilo Castelo Branco publicado no PG.

Aqui fica um excerto:

«Em 1803, o sapateiro de Manuel Maria Barbosa du Bocage era Francisco Lourenço Gomes, estabelecido na calçada do Sacramento, em Lisboa.

Francisco Lourenço era, n'aquelle tempo, rapaz de dezoito annos; mas, por sua muita esperteza e actividade, merecera que o pae lhe confiasse a gerencia da loja, grandemente afreguezada.

Os poetas notaveis do tempo calçavam todos de casa de Francisco Lourenço; um só, porém, o maioral de todos, o repentista Bocage, calçava gratuitamente.»


Excerto da obra Agulha em Palheiro de Camilo Castelo Branco, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 25 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 08, 2008

A Lucta Civil Brazileira e o Sebastianismo Portuguez

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um livro que se debruça sobre as questões da relação entre Portugal e Brasil, de uma forma lógica e construtiva.

Aqui fica um excerto:

«O povo brazileiro é um dos povos mais intelligentes do mundo, assimilando com notavel facilidade e dominado como nenhum outro pelo amor do progresso e pela paixão da sciencia.

Em todas as espheras do conhecimento e da actividade mental, o Brazil conta hoje elementos de primeira ordem, que só desconhece quem não sabe, não lê ou não procura ler.»


Excerto da obra A Lucta Civil Brazileira e o Sebastianismo Portuguez de José Soares da Cunha e Costa, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 24 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

sábado, dezembro 06, 2008

Revisão final da letra M concluída

Terminámos hoje a revisão final da letra M, a quarta letra com mais palavras até ao momento, do Projecto Dicionário (revisto também no Distributed Proofreaders).

A revisão final da referida letra está inteiramente disponível para consulta através do sítio do Dicionário Aberto. A Letra M, composta por 8580 palavras, compreende as palavras em língua portuguesa entre m e myzocéphalo.

As treze primeiras letras do Dicionário totalizam agora 82755 palavras.

A revisão final da letra N será iniciada amanhã.

Relembro que esta obra de dois volumes (Novo dicionário da língua portuguesa de Cândido Figueiredo), só poderá ser adicionada à colecção do Projecto Gutenberg depois de revista na sua totalidade.

Boas consultas.

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Estatísticas de Novembro (2008)

Estas são as estatísticas referentes ao mês de Novembro. Os números apresentados dizem respeito apenas aos livros em língua portuguesa, disponíveis no sítio do Distributed Proofreaders.

Neste mês 17 revisores fizeram pelo menos uma página de um de 32 livros (5 dos quais estão já disponíveis gratuitamente no sítio do Projecto Gutenberg). Temos actualmente 241 voluntários e 478 participantes esporádicos.

O quadro seguinte apresenta o número de páginas por semana (dias) em cada uma das rondas:



P1 P2 P3 F1 F2 Total
1 a 2
31
64
22
3
49
169
3 a 9
148
107
187
84
127
653
10 a 16
124
127
2
181
281
715
17 a 23
606
257
20
188
225
1296
24 a 30
938
47
240
416
292
1933
Total 1847
602
471
872
974
4766
%
38,75
12,63
9,88
18,3
20,44
100

Continuação de boas revisões.

Etiquetas: