Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

terça-feira, abril 27, 2010

Projecto Periódico

Uma vez concluído o Projecto Dicionário, um grande projecto com mais de 2000 páginas que resultou num e-book no Projecto Gutenberg e num sítio pesquisável (o Dicionário Aberto), surge hoje um novo desafio.

O Projecto Periódico é composto por um conjunto de 58 partes, correspondente a cada um dos números (edições) do periódico literário: A Folha.

Neste periódico encontramos diversos autores, na sua maioria portugueses. Saiba quais aqui.

O Projecto Periódico será publicado no Projecto Gutenberg em colectâneas por ano (1868-1873), ou seja, resultará em 6 novos e-books.

Para mais informações sobre este projecto, visite a página respectiva do wiki do DP.

Boas revisões.

Etiquetas:

quarta-feira, abril 21, 2010

Algumas lições de psicologia e pedologia

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra que compila um conjunto de palestras sobre aspectos psicológicos que podem conduzir a uma melhor educação das crianças e jovens.

Aqui fica um excerto:

«E neste momento, ao tratar-se dêste assunto, eu relembro a transformação que se operou no meu espírito, e a alegria que experimentei, quando pela primeira vez eu, que era um _míope inconsciente_, olhei para o que me cercava, através de umas lunetas de vidros divergentes. Corrigi a minha vista e então comecei a aproveitar mais nas minhas aulas, onde muitas vezes não seguia o que se expunha no quadro preto, por supôr que isso era só para os que junto dêle estavam, e comecei então tambêm a usufruir uma maior soma de prazer, o prazer de vêr e gosar o que se vê. A minha concepção do mundo modificou-se, melhorou. Passei a ser mais optimista; encontrei no mundo e na vida um fim estético, harmonioso, espectacular, se me permitem o termo.

E lembrar-me eu que entre vós, segundo as minhas recentes observações, há, de 43% de inferiores ou defeituosos da visão, apenas uns 10% com a vista corrigida! Correi já, por vosso interêsse, aos médicos oculistas; eis o meu conselho.»


Excerto da obra Algumas lições de psicologia e pedologia de António Aurélio da Costa Ferreira, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 26 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

terça-feira, abril 13, 2010

O crime do padre Amaro

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra conhecida dos portugueses em geral: uma crítica à sociedade, nomeadamente ao poder eclesiástico e às suas influências.

Aqui fica um excerto:

«A porta bateu, sentiram-se vozes, risinhos.

--És tu, Amelia?

Uma voz disse _adeusinho! adeusinho!_ E appareceu, subindo quasi a correr, com os vestidos um pouco apanhados adiante, uma bella rapariga, forte, alta, bem feita, com uma manta branca pela cabeça e na mão um ramo de alecrim.

--Sobe, filha. Aqui está o senhor parocho. Chegou agora á noitinha, sobe!

Amelia tinha parado um pouco embaraçada, olhando para os degraus de cima, onde o parocho ficára, encostado ao corrimão. Respirava fortemente de ter corrido; vinha córada; os seus olhos vivos e negros luziam; e sahia d'ella uma sensação de frescura e de prados atravessados.»


Excerto da obra O crime do padre Amaro de Eça de Queirós, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 45 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

quinta-feira, abril 08, 2010

A Divorciada

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra de José Augusto Vieira.

Aqui fica um excerto:

«Ermelinda porém enchia-se por elle d'uma suave gratidão; o sangue novo que a revigorava, entumescia-a de incongruentes desejos; adivinhava a alma do commendador e sentia-se feliz em ser assim amada, submissamente, como uma rainha, com a adoração respeitosa e fervente d'um fanatico.

—Como teria sido feliz, se o houvera desposado—pensava—que desgraça a sua, em ter conhecido o
outro!—

—e elle afinal, a que podia aspirar coitado?!... que falsa posição a sua—como se lhe affigurava uma indignidade revoltante aquelle voto que a sociedade lhe houvera imposto com o processo de separação!—

—porque não havia ella de ser livre, poder amal-o, poder dedicar-lhe o seu coração tão cheio de boa gratidão, principiar com elle uma vida nova, toda cheia de paz e de carinho, formando uma familia honesta e honrada!—

—que era ella afinal? nem solteira, nem casada, nem viuva! que lei infame!... e não havia justiça na terra!—»


Excerto da obra A Divorciada de José Augusto Vieira, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 34 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

quinta-feira, abril 01, 2010

Estatísticas de Março (2010)

Estas são as estatísticas referentes ao mês de Março. Os números apresentados dizem respeito apenas aos livros em língua portuguesa, disponíveis no sítio do Distributed Proofreaders.

Neste mês 48 revisores fizeram pelo menos uma página de um de 31 livros (5 dos quais estão já disponíveis gratuitamente no sítio do Projecto Gutenberg). Temos actualmente 287 voluntários e 595 participantes esporádicos.

O quadro seguinte apresenta o número de páginas por semana (dias) em cada uma das rondas:


P1 P2 P3 F1 F2 Total
1 a 7
187
75
157
185
65
669
8 a 14
201
70
127
224
277
899
15 a 21
211
228
155
7
83
684
22 a 28
224
83
261
355
101
1024
29 a 31 118
68
68
218
41
502
Total 941
512
768
989
568
3778
%24,91
13,55
20,33
26,18
15,03
100

Continuação de boas revisões.

Etiquetas: